segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Um pouco de história

As instalações sanitárias prediais como conhecemos atualmente com água corrente, água quente, sem odores, é um conceito relativamente moderno, tendo início na metade do século XIX e está diretamente ligado ao aumento do poder aquisitivo da sociedade.

Graças à Arqueologia há um conhecimento sobre instalações prediais na Antiguidade.

Alguns exemplos sobre locais com instalações existentes na antiguidade:

• Na Índia: Sistema de instalações de 3.000 a 6.000 anos atrás;
• No Egito, o palácio do Faraó já possuía tubos para condução e retirada de água dos banheiros. Cada apartamento tinha o seu banheiro. – E você achando que suíte fosse algo moderno, hein?
• Escavaçõe na cidade de Kish, próximo ao rio Eufrates encontraram restos de tubulações de cerâmica e piscinas. Estima-se que sejam de 4.500 a.C.
• A Babilônia possuía uma rede de dutos para escoamento de esgotos
• A Ilha de Creta foi encontrada uma rede de água e esgoto já no ano 1.000 a.C, rede essa que possuía inclusive um sistema de aquecimento.

Contudo, essas instalações eram normalmente reservada a reis, sacerdotes, cortes, não era um benefício generalizado. Fora desse grupo, com exceção de uma ou outra sociedade mais rica, a população vivia miseravelmente, em precárias condições de saúde.

Informações retiradas de: “A Evolução Histórica das Instalações Hidráulicas”. Francisco Romeu Landi. Boletim Técnico da Poli. São Paulo 1993.




Nenhum comentário:

Postar um comentário